RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E IDENTIDADE

CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL PARA A COMPREENSÃO DA IDENTIDADE E DA INTERAÇÃO SOCIAL EM SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO

  • Fábio Nogueira Pereira FAESA
  • Agnaldo Garcia Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente ensaio teórico discute a literatura sobre identidade e relacionamentos interpessoais tendo como pano de fundo populações de estudantes durante sua participação em programas de intercâmbio. Em um mundo globalizado, a inserção social sofre modificações importantes e diversos autores têm refletido sobre novas possibilidades para abarcar os fenômenos emergentes relativos às inserção e dinâmica social, bem como o desenvolvimento de redes sociais e a percepção de pertencimento. Estes são aspectos sensíveis nas experiências de alunos em situação de intercâmbio de estudo no exterior e, assim como com populações em processo de migração definitiva, demandam a atenção de pesquisadores, instituições de ensino e agentes públicos para o desenvolvimento de ações que possam maximizar a experiência para os envolvidos. Entendemos que os obstáculos podem ser superados em prol do desenvolvimento científico e das comunidades impactadas com troca promovida por programas de intercâmbio acadêmico.

Publicado
2018-11-01
Como Citar
PEREIRA, Fábio Nogueira; GARCIA, Agnaldo. RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E IDENTIDADE. Revista Científica FAESA, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 42 - 54, nov. 2018. ISSN 2316-7327. Disponível em: <http://revista.faesa.br/revista/index.php/Faesa/article/view/165>. Acesso em: 15 set. 2019.