Fatores que impactam na rotatividade no segmento supermercadista

  • Fernanda de Souza Leão
  • Tânia Eliete Alves Oliveira Telles
  • Priscila Paulina Ferreira

Resumo

Este artigo verifica por meio de um estudo de caso os fatores que impactam na rotatividade de pessoas no segmento supermercadista. A fundamentação teórica abordada foi gestão de pessoas e rotatividade e também a contextualização do segmento, com pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, análise documental e informações eletrônicas. A técnica de coleta de dados foi por meio de questionário fechado, com questões organizadas em blocos, aplicado aos funcionários, entrevista com roteiro semiestruturado com gerente de RH, dados do setor no estado fornecidos pela Associação Capixaba de Supermercados – ACAPS e dados do índice e média da rotatividade no segmento pela Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Os resultados indicaram que os fatores que impactam na rotatividade são: política de remuneração e benefícios, e a falta de fatores motivacionais como clima e liderança.

Publicado
2018-11-01
Como Citar
LEÃO, Fernanda de Souza; TELLES, Tânia Eliete Alves Oliveira; FERREIRA, Priscila Paulina. Fatores que impactam na rotatividade no segmento supermercadista. Revista Científica FAESA, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 77 - 99, nov. 2018. ISSN 2316-7327. Disponível em: <http://revista.faesa.br/revista/index.php/Faesa/article/view/240>. Acesso em: 15 set. 2019.