REDES DE SENSORES APLICADAS À AGRICULTURA

UMA PROVA DE CONCEITO COM UMA ESTUFA INTELIGENTE

  • Otávio Lube dos Santos FAESA
  • Arthur Carlos Calvi De Bone

Resumo

Atualmente a quantidade demandada dos recursos hídricos adjunto com a falta de chuvas que às repõe na natureza, a contaminação de bacias hidrográfica por parte do homem e o desperdício em seu uso fez com que o governo implantasse programas de racionamento de água tanto no campo quanto nas cidades, o que afetou diretamente o produtor rural na irrigação de seus cultivos. Sendo a agricultura responsável pelo uso de 70% da água consumida pelo Homem, criar um sistema que evita o desperdício na irrigação amenizaria a demanda hídrica por parte da agricultura. Este trabalho tem por finalidade criar um sistema automático e inteligente que irrigue os cultivos na medida certa e na demanda do cultivo, favorecendo o seu desenvolvimento e consequentemente evitando o desperdício de água. Para que o sistema de irrigação possa mostrar respostas condizentes com a proposta deste trabalho o ambiente onde estão cultivadas as culturas deve ser controlado, para isso o sistema será implantado em uma estufa inteligente onde através de sensores e atuadores poderemos controlar a temperatura e umidade do ar ambiente sem interferências externas.

##submission.authorBiography##

Arthur Carlos Calvi De Bone

Atualmente, a quantidade demandada dos recursos hídricos adjunto com a falta de chuvas que os repõe na natureza, a contaminação de bacias hidrográfica por parte do homem e o desperdício em seu uso fizeram com que o governo implantasse programas de racionamento de água tanto no campo quanto nas cidades, o que afetou diretamente o produtor rural na irrigação de seus cultivos. Sendo a agricultura responsável pelo uso de 70% da água consumida pelo Homem, criar um sistema que evite o desperdício na irrigação amenizaria a demanda hídrica por parte da agricultura. Este trabalho tem por finalidade criar um sistema automático e inteligente que irrigue os cultivos na medida certa e na demanda do cultivo, favorecendo o seu desenvolvimento e, consequentemente, evitando o desperdício de água. Para que o sistema de irrigação possa mostrar respostas condizentes com a proposta deste trabalho, o ambiente onde estão cultivadas as culturas deve ser controlado, para isso o sistema será implantado em uma estufa inteligente e, por meio de sensores e atuadores, é possível controlar a temperatura e umidade do ar ambiente sem interferências externas.

Publicado
2019-07-19
Como Citar
DOS SANTOS, Otávio Lube; DE BONE, Arthur Carlos Calvi. REDES DE SENSORES APLICADAS À AGRICULTURA. Revista Científica FAESA, [S.l.], v. 15, n. 2 Especial, p. 99 -120, jul. 2019. ISSN 2316-7327. Disponível em: <http://revista.faesa.br/revista/index.php/Faesa/article/view/268>. Acesso em: 22 ago. 2019.