ABORDAGEM ODONTOLÓGICA À PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL

  • Roberta Costa e Silva HUCAM
  • Bianca Scopel Costa
  • Eduardo Filipe da Paz Scardua
  • Gabriela Petri de Bortolo
  • Wellen Góbi Botacin
  • Jenifer Garcia Rocha
  • Christianne Alves Leal
  • Karoline Simões Costa

Resumo

Introdução:Pacientes portadores de necessidades especiais (PPNE) são representados pelos indivíduos que apresentam alguma desordem de natureza física, mental, congênita, comportamental, psiquiátrica, sensorial, crônica ou infectocontagiosa,constituindoum grupo que necessita de cuidados odontológicos mais criteriosos, o que, por sua vez, determina que o cirurgião dentista esteja aptoa realizá-los, e isto requer conhecimento da condição, cuidado, determinação e paciência.  De acordo com os dados disponíveis na literatura, é escasso o número de profissionais especializados no atendimento a esses pacientes, o que dificulta o acesso dos mesmos a abordagens preventivas e aumenta o índice de problemas odontológicos, observado pelo alto número de tratamentos restauradores e cirúrgicos neste grupo. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica destacando os aspectos mais importantes a serem considerados no atendimento odontológico a pacientes portadores de necessidades especiaise mostrar comoa abordagem multiprofissional implicará em maior facilidade no tratamento/acompanhamento e melhora de sua qualidade de vida. Metodologia: Análise de artigos científicos em língua portuguesa e inglesa, disponíveis nas bases de dados Bireme, Lilacs, Medline, Pubmed, Scielo, publicados entre 2000 e 2018, utilizando como descritores: tratamento odontológico, saúde bucal, equipe multiprofissional, paralisia cerebral, pacientes e pessoas com necessidades especiais. Resultados: Os relatos presentes na literatura demonstram que há escassez no atendimento e acompanhamento adequado pelo profissional de odontologia. Além disso, observa-se ausência de conhecimento por parte dos pais e cuidadores a respeito de cuidados com a higiene oral e prevenção de acidentes, evidenciado pelo alto índice de cárie, doença periodontal e traumatismo dentário encontrado nestes indivíduos. Conclusões: PPNE apresentam necessidades específicas relacionadas ao tratamento odontológico, que tem como maior objetivo reduzir o risco de cárie através de medidas preventivas e de promoção de saúde, diminuindo assim a necessidade de tratamentos mais complexos e desgastantes. Sabendo disso, o cirurgião dentista deve lançar mão de estratégias para orientar os responsáveis sobre como realizar higiene oral de maneira adequada, tendo em mente que o cuidado integral a esses pacientes, realizado por equipe multiprofissional, irá potencializar o sucesso suas ações, proporcionando melhora no quadro de saúde geral e na qualidade de vida.

Publicado
2018-11-13
Como Citar
E SILVA, Roberta Costa et al. ABORDAGEM ODONTOLÓGICA À PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL. Anais da Jornada Científica e Cultural FAESA, [S.l.], p. 16 - 17, nov. 2018. Disponível em: <http://revista.faesa.br/revista/index.php/jornadaCientifica/article/view/312>. Acesso em: 21 jul. 2019.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##