PROTOZOÁRIOS COMO BIOINDICADORES NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO ARARAQUARA NO DISTRITO DE GUARANÁ, ARACRUZ-ES

  • Lara Maria Viola Silva
  • Isabela Spinassé Grazziotti
  • Caio Simão de Lima

Resumo

Os ecossistemas aquáticos apresentam uma grande diversidade de fauna e flora, o que o torna propício para o desenvolvimento e crescimento de uma biota aquática complexa. Entre os grupos estudados no ambiente aquático estão os protozoários de vida livre, que são organismos presentes em abundância e essenciais na utilização como bioindicadores da qualidade da água, devido ao fato de serem sensíveis às alterações ambientais. O objetivo deste trabalho foi identificar e registrar os protozoários de vida livre no rio Araraquara, cujas águas são utilizadas como fonte de abastecimento público, para consumo humano do Distrito de Guaraná, Aracruz-ES. Foram monitorados 3 pontos de amostragem durante o período de março a outubro de 2017 e as amostras de água com sedimentos foram coletadas em pontos localizados antes da captação de água para abastecimento humano, na bomba de captação de água e após ao ponto de lançamento da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Verificou-se a presença de organismos do reino Protista como, Ciliophora (Ciliados),
Chlorophyta (Algas Verdes), Heterokonta (Algas) e Mastigophora (Flagelados), além dos organismos do reino Animal, sendo, Porífera (Esponjas) e Rotífera (Animais microscópicos aquáticos). De acordo com os resultados obtidos, a distribuição dos táxons no local de estudo foi caracterizada pelos índices pluviométricos, evidenciando a ocorrência de todos no período chuvoso.

Publicado
2018-11-13
Como Citar
VIOLA SILVA, Lara Maria; SPINASSÉ GRAZZIOTTI, Isabela; SIMÃO DE LIMA, Caio. PROTOZOÁRIOS COMO BIOINDICADORES NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO ARARAQUARA NO DISTRITO DE GUARANÁ, ARACRUZ-ES. Anais da Jornada Científica e Cultural FAESA, [S.l.], p. 163 - 166, nov. 2018. Disponível em: <http://revista.faesa.br/revista/index.php/jornadaCientifica/article/view/330>. Acesso em: 21 jul. 2019.