DILEMAS E DESAFIOS FAMILIARES NA PERSPECTIVA FEMININA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO EM PSICOLOGIA ANALÍTICA

  • Isabelle Santos Eleoterio FAESA
  • Ana Maria Nunes
  • Maria Aparecida de Souza

Resumo

Introdução

Este trabalho apresenta um relato de experiência de atendimento clínico, realizado durante os Estágios Básicos IV e V em Psicologia Analítica na Clínica Escola do curso de Psicologia da FAESA. Este caso refere-se ao atendimento psicoterapêutico individual a uma paciente de meia idade. A paciente de 49 anos, casada há 18 anos, três filhos sendo duas do sexo feminino e um do sexo masculino e procurou atendimento na Clínica de Psicologia da FAESA para dar continuidade à terapia que já fazia antes com outra estagiária. Ela trouxe como queixa inicial os dilemas familiares, mas com a terapia em andamento descobrimos as demandas de insegurança, baixa autoestima, excesso de preocupação, dificuldade de cálculos matemáticos ou resolver problemas complexos e a dificuldade de ter relações íntimas com o esposo.


Esse atendimento revela o adoecimento psíquico decorrente da interação entre o avanço das tecnologias com as múltiplas tarefas exercidas pelas mulheres como de esposa, mãe e profissional. O avanço tecnológico ampliou os desafios enfrentados pelas mulheres. A paciente denominada aqui por Dona Nenê, em alusão a personagem da Grande Família, é uma dona de casa exemplar e mãe presente nos cuidados dedicados aos filhos. Além das tarefas domésticas, ela gosta muito de cozinhar doces e salgados, trabalha como faxineira, vende produtos de beleza e faz salgados para complementar a renda. Católica praticante, gosta de participar das festas de sua igreja. Apresenta-se sempre bem composta com roupas em detalhes combinantes, cabelos bem arrumados e diz gostar muito de tudo muito limpo.


 


 


Dona Nenê Ela procurou ajuda psicológica por vivenciar conflitos familiares, principalmente com o esposo. Durante as sessões ela utilizava dois discursos, às vezes apresenta se calma, elogiava o esposo e os filhos. Em outras vezes, chegava aflita querendo finalizar o atendimento, rapidamente, dizia que o marido não era carinhoso, os filhos eram desorganizados com a casa, que ela está cansada de fazer tudo sozinha. Reclamava do pouco espaço em sua residência, o quê obrigava a um dois filhos dormir no mesmo quarto que o casal, resultando na pouca privacidade deles.


A partir do exposto, o objetivo do atendimento da paciente foi o de identificar os complexos ativados e contribuir para que a partir da psicoterapia ela consiga desenvolver novas reflexões sobre sua vida a fim de resolver as demandas que existentes ou que poderão surgir para assim poder viver de forma proveitosa com sua família. 


 


Materiais e métodos

Este trabalho refere se a um relato de atendimento em psicoterapia à luz da Psicologia Analítica, iniciado em março de 2018 com término previsto para novembro. As sessões são semanais, com duração de até 50 minutos, desenvolvido na Clínica de Psicologia FAESA.  Nas sessões foi utilizada como estratégia a entrevista livre que favorece o diálogo entre terapeuta e paciente facilita a verbalização da paciente.


 
Resultados e discussão

O atendimento continua em andamento, mas já foi percebida a melhora significativa no quadro da paciente. Dona Nenê disse que tem se esforçado e já consegue resolver os problemas familiares sem brigas, está planejando abrir um pequeno restaurante para entrega de marmitas, pretende construir mais os cômodos em sua casa e com isso poderá ter maior privacidade com o marido. Além disso, está cuidando da saúde, fazendo exercícios físicos e controlando a alimentação.


 


Agradecimentos

Agradecemos o FAESA Centro Universitário por nos proporcionar o espaço da Clínica de Psicologia para a realização dos atendimentos e contribuir com todos os materiais necessários para o conforto do atendimento e para formação de conhecimentos. Agradecemos também à paciente por acreditar e colaborar com nosso trabalho.


 
Referências

JUNG, Carl Gustav. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.


SANTOS, Sandra Regina (org.). Jung: um caminhar pela psicologia analítica. Rio de Janeiro: Wak, 2008.


SILVEIRA, Nise da. Jung: vida e obra. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.


 

Publicado
2018-11-13
Como Citar
ELEOTERIO, Isabelle Santos; NUNES, Ana Maria; DE SOUZA, Maria Aparecida. DILEMAS E DESAFIOS FAMILIARES NA PERSPECTIVA FEMININA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO EM PSICOLOGIA ANALÍTICA. Anais da Jornada Científica e Cultural FAESA, [S.l.], p. 98 - 100, nov. 2018. Disponível em: <http://revista.faesa.br/revista/index.php/jornadaCientifica/article/view/442>. Acesso em: 21 jul. 2019.